Programa de Inclusão Extramuros

Logo do programa de Inclusão extramuros

 

Resumo
O Programa de Inclusão Extramuros é um projeto guarda-chuva de ações integradas de inclusão, cadastrado como programa de extensão, que visa permitir parcerias e ações conjuntas com instâncias fora da UFG.

 

Justificativa
A criação da SIN em 2022 materializa o propósito de consolidação de uma universidade ainda mais inclusiva. A SIN propõe por intermédio de seus projetos, desenvolver ações que fortaleçam os grupos que sofrem preconceitos e discriminações no âmbito da comunidade acadêmica. O Programa Colabora SIN tem o objetivo de somar expertises; otimizar ações e expandir o alcance das políticas de inclusão e ações afirmativas na UFG. A proposta é buscar uma atuação conjunta entre a Secretaria de Inclusão e servidores que já estejam engajados com ações de inclusão na UFG, promovendo assim a reunião e aprimoramento de saberes e experiências comprometidas com o bom desempenho acadêmico, a permanência e o bem viver de discentes, em especial aqueles que ingressam por meio das ações afirmativas e também de docentes e servidores técnico-administrativos. Considerando-se que a inclusão não se faz isoladamente e sem parcerias que envolvam toda a comunidade em geral em ações integradas e colaborativas em torno de um propósito comum, qual seja a realização de toda uma sociedade mais inclusiva, com justiça social e garantia de igualdade de condições e de tratamento, o Programa de Inclusão Extramuros visa estabelecer parcerias com instâncias e instituições também comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e antidiscriminatória.

 

Fundamentação Teórica
A Secretaria de Inclusão, criada em 2022, é uma unidade administrativa superior da UFG que atua no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações (a) de reconhecimento da diferença e da diversidade; (b) de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados; e (c) de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento. Importante ressaltar que não se faz inclusão de maneira isolada (GONZALEZ, 2018), visto que é preciso uma repactuação de rotinas em ambientes ainda caracterizados por preconceito e discriminação. Ao congregarmos esforços e experiências em prol da inclusão e da justiça social, atuamos de maneira colaborativa com servidores, unidades acadêmicas e órgãos gestores e ratificamos o que consta na Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 206, preconiza que O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; I - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. Nosso entendimento é o de que a busca por excelência acadêmica na promoção de uma educação em nível superior deve se dar em consonância com uma atuação da comunidade acadêmica e também com toda a comunidade em geral. Esta expansão das ações cooperadas de inclusão revela um corajoso engajamento antidiscriminatório (DIAS, 2022) e promotor da própria dignidade humana. O Programa Inclusão extramuros é um aliado importante na realização dessa missão de formação de qualidade combinada com a realização de inclusão e justiça social.

 

Objetivos Geral
O objetivo geral do Programa de Inclusão Extramuros realizar parcerias e ações conjuntas envolvendo toda a comunidade em geral, aprimorando a troca de experiências, de ações de inclusão e ações afirmativas, visando ampliar o alcance da proposta da SIN que é assegurar a inclusão - que compreende as dimensões de ingresso e permanência - na educação superior de pessoas com deficiência, surdas, negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, mães, LGBTQIA+, migrantes, refugiadas e pertencentes a outros grupos e segmentos socialmente discriminados. A inclusão que se pretende deve acontecer no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade UFG, envolvendo ações conjuntas e em parcerias com instâncias, órgãos e instituições extramuros.

 

Objetivos Específicos

1- Apoiar o desenvolvimento de projetos de inclusão em ações integradas com instâncias, órgãos e instituições extra universidade.

2- Fortalecer, por meio de projetos de extensão, ações e boas práticas, que promovam inclusão e permanência na UFG, difundindo de maneira ampliada, eficiente e eficaz essas ações.

3- Incentivar a participação de instâncias, órgãos e instituições extra universidade em projetos de inclusão que aproximem a UFG da sociedade em geral.

4- Construir uma rede de colaboração extramuros que seja capaz de minimizar os impactos do racismo estrutural e de todas as expressões preconceituosas e manifestações discriminatórias.

 

Metodologia
O Programa Inclusão Extramuros, é um projeto guarda-chuva, cadastrado como programa de extensão, habilitado a permitir ações cooperadas e integradas entre a SIN/UFG e instâncias, órgãos e instituições extra universidade. Todos os projetos de inclusão vinculados devem estar comprometidos com a realização da equidade e justiça social no ambiente universitário e na sociedade como um todo. Ou seja, os projetos devem estar se caracterizar pela proposta de desenvolvimento de ações institucionais que reduzam os danos causados pelas discriminações e pela negação de direitos a segmentos específicos da sociedade brasileira. As iniciativas propostas nos projetos de inclusão vinculados ao Programa de Inclusão Extramuros contarão com suporte administrativo e técnico para a execução dos objetivos previstos e todas as pessoas envolvidas receberão certificação de participação.

 

Resultados Esperados:
1. Desenvolvimento de ações integradas de inclusão envolvendo toda a comunidade acadêmica e comunidade em geral.

2. Promoção do aprimoramento de ações de inclusão, por meio da realização de projetos variados em parceria com instâncias, órgãos e instituições extra universidade.

3. Contribuição para a geração de um ambiente universitário mais inclusivo, participativo, colaborativo e sensibilizado para o enfrentamento das discriminações e promoção do bem viver.

4. Contribuição para a realização de ações de inclusão que envolvam instâncias, órgãos e instituições extra universidade e que reverberarão na constituição de uma sociedade menos discriminatória, mais equânime e participativa.

 

Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma História Única. Tradução Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

DIAS, Luciana de Oliveira. Ações Afirmativas e Políticas Reparatórias: Avanços e Desafios. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991),31(2), 2022.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.

GOMES, Nilma Lino (Org.). Saberes das Lutas do Movimento Negro Educador. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2022.

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: Primavera para as rosas negras. Rio de Janeiro: Diáspora Africana, UCPA - União dos Coletivos Pan-Africanistas, 2018.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

PIECZKOWSKIM, Tania Mara Zancanaro; NAUJORKS, Maria Inês (Orgs.). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó. Argos, 2014. SEGATO, Rita Laura. La Guerra Contra las Mujeres. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.

 

Realizações

Logo do programa de Inclusão extramurosConselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito - 2024

Logo do programa de Inclusão extramurosTribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) - 2024

Logo do programa de Inclusão extramurosMinistério da Igualdade Racial - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosCAPES - Mulheres na Ciência – Desafios e Meios: Perspectivas sobre a igualdade de gênero no Ensino Superior - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosAgrex do Brasil - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosRedes da Maré - RJ. Women of the World Festival (WOW) - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosNobel Experience - Embaixada da Suécia no Brasil - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosDia de Experiência Nobel na UnB - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosHer Rights - Embaixada da Suécia no Brasil - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosUniversidade Federal de Catalão (UFCAT) - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosSecretaria de Direitos Humanos da UnB - 2023

Logo do programa de Inclusão extramurosUniversidade de São Paulo (USP) - Ações Afirmativas - 2022

Logo do programa de Inclusão extramurosConselho Estadual de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Preconceito - 2022

Logo do programa de Inclusão extramurosSecretaria Municipal de Educação - 2022

Logo do programa de Inclusão extramurosConselho Municipal de Direitos Humanos e Cultura de Paz (CMDHCP) - 2022

Logo do programa de Inclusão extramurosCâmara Municipal de Goiânia - 2022