Audiência Pública Camara Municipal de Goiânia

Secretária de Inclusão participa de Audiência Pública na Câmara Municipal de Goiânia

O evento aconteceu nesta quinta-feira e comemorou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Texto: Igor Oliveira

Em uma fala memorável, a Secretária de Inclusão da UFG, Profa. Luciana de Oliveira Dias, representando a Reitora da UFG, Profa. Angelita Pereira de Lima, relatou na Audiência Pública promovido pela Câmara Municipal de Goiânia os avanços da política de cotas na UFG e seus reflexos na luta contra a desigualdade racial " A universidade Federal de Goiás, desde 1960, ano de sua criação, tem realizado ações e políticas atentas à imprescindibilidade da inclusão social na busca pelo cumprimento de sua missão, que é formar profissionais da mais alta qualidade, gerar e socializar conhecimentos e promover a arte cultura. A realização da inclusão, da reparação e da justiça social nesse sentido, tem ocupado centralidade nas ações da UFG, e nas ações que a UFG vem desenvolvendo por décadas. Tornando a universidade protagonista e muitas vezes pioneira no acionamento de instrumentos concretos de reparação dos danos ocasionados pela negligência estatal, pelas discriminações e pelos racismos estruturais. Destaco aqui a criação neste ano de 2022 da Secretaria de Inclusão da UFG, secretaria que honrosamente eu lidero. Os objetivos mais específicos da Secretaria de Inclusão, a SIN, são promover o reconhecimento da diferença e da diversidade, realizar a inclusão de segmentos societários historicamente discriminados, promover a igualdade de oportunidades e de tratamento por meio de ações e políticas de inclusão. A SIN tem o objetivo de assegurar a inclusão na educação superior de pessoas que foram historicamente segregadas e discriminadas neste contexto brasileiro".

Para assistir à fala na íntegra clique aqui.

Audiência Pública 2

Audiência Pública 3