Comissão de Heteroidentificação

Desde a criação do Programa UFGInclui, no ano de 2008, a universidade vem desenvolvendo ações para divulgar, socializar e discutir com a comunidade, com os candidatos e estudantes da universidade, a respeito de quem são os sujeitos de direto destas cotas com o recorte étnico racial.

Em 2016, a instituição criou a Comissão de Verificação de Autodeclaração, que surgiu   em decorrência da necessidade de verificação de denúncias. A Comissão tinha como objetivo atender as demandas vindas da Ouvidoria em relação a graduação, pós-graduação e concursos público.

Em 2017, a partir da  Resolução CONSUNI N.32R/2017, a UFG criou as Comissões de Escolaridade, de Acessibilidade, de Análise da Realidade Socioeconômica e de Verificação da Autodeclaração para atuarem no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG).  No ano de 2018, teve seu nome alterado para Comissão de Heteroidentificação, acompanhando as discussões  e diretrizes nacionais de outras IFES.

A partir de 2018, passou a atuar no processo de matricula, em denúncias, processos seletivos para a Pós-graduação stricto Sensu e em Concursos públicos de provimento de vagas para Servidores Técnicos administrativos e Docentes. Além de ações preventivas de informação e debate em escolas da rede pública e capacitações para seus membros. Ademais, adotou como orientação para a construção do EDITAL Nº 01/2019 SISU e UFGInclui a PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas, de 6 de abril de 2018, a qual aponta os critérios para a composição das bancas de heteroidentificação;

A partir de 2019 passou a atuar observando a Portaria UFG n° 1049 de 25 de fevereiro de 2019.

Para acessar a Portaria de Nomeação da Comissão de Heteroidentificação 2023 clique aqui.

total concursos 2022 Prefeitura 2022.png TAE TSJG 2022.png

Gráficos Comissão.png