Sobre a Comissão de Heteroidentificação

Desde a criação do Programa UFGInclui, no ano de 2008, a universidade vem desenvolvendo ações para divulgar, socializar e discutir com a comunidade, candidatos e estudantes da universidade sobre quem são os sujeitos de direto das cotas com o recorte étnico-racial.

Em 2016, a instituição criou a Comissão de Verificação de Autodeclaração, que surgiu em decorrência da necessidade de verificação de denúncias. A Comissão tinha como objetivo atender as demandas vindas da Ouvidoria em relação a graduação, pós-graduação e concursos público.

Em 2017, a partir da  Resolução CONSUNI N.32R/2017, a UFG criou as Comissões de Escolaridade, de Acessibilidade, de Análise da Realidade Socioeconômica e de Verificação da Autodeclaração para atuarem no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da UFG.  No ano de 2018, a Comissão de Verificação da Autodeclaração teve seu nome alterado para Comissão de Heteroidentificação, acompanhando as discussões  e diretrizes nacionais de outras IFES.

A partir de 2018, a Comissão de Heteroidentificação passou a atuar no processo de matriculas nos cursos de graduação, pós-graduação, seleção de estagiários e em concursos públicos de provimento de vagas para Servidores Técnico-administrativos e Docentes. Além de ações preventivas de informação e debate em escolas da rede pública e formações para seus integrantes.

Atualmente a comissão atua observando as orientações dispostas na Portaria UFG n° 1049, de 25 de fevereiro de 2019 e na Instrução Normativas nº 23, de 25 de julho de 2023.

Equipe Diretiva
Igor Oliveira 3