1

Parceria exitosa entre UFG e Ministério da Igualdade Racial

Programa Kala-Tukula realiza encontro em Brasília e conta com presença da Ministra Anielle Franco e da Coordenadora Geral Luciana Dias. 

Aconteceu no dia 03 de dezembro de 2025, em Brasília, o evento presencial de encerramento do Kala-Tukula, programa executado pela UFG em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), que conta com a FUNAPE que faz a gestão dos recursos e que é coordenado pela professora Luciana de Oliveira Dias. O Kala-Tukula é Programa de Desenvolvimento de Lideranças para a Governança Global, uma iniciativa do MIR, que busca promover e financiar a participação efetiva de lideranças quilombolas, tradicionais de matriz africana, povos de terreiros, ciganas e outras representações da comunidade negra em instâncias de decisão globais, especialmente aquelas relacionadas à governança ambiental, direitos humanos e negociações climáticas internacionais.

1

O TED celebrado entre o MIR e a UFG contou com uma equipe composta especialmente pelo CIAR e pela SIN, que asseguraram a formação de lideranças para atuação em espaços de negociação internacional, com foco nas agendas climática, ambiental e de direitos humanos. A professora Luciana Dias participou da COP30, acontecida a pouco em Belém, e pôde acessar uma agenda de discussões muito complexas sobre justiça climática e racismo ambiental. Merecendo destaque avanços importantes com aprovações de documentos centrais relativos à transição justa, ao plano de ação de gênero (GAP) e aos objetivos globais de adaptação (GGA), sendo que nesses documentos foram garantidas menções explícitas a “afrodescendentes”. A professora antropóloga afirmou em seu discurso que “o Programa Kala-Tukula tem a potencialidade de ir além, de fazer mais, de seguir em luta “por reparação e bem viver”, acionado aqui o lema da Marcha das Mulheres Negras”.

Considerando o total de lideranças que concluíram os cursos, o Kala-Tukula foi responsável pela formação de 74 lideranças para atuação na governança global. Os cursistas, que receberam a certificação durante o Encontro Presencial, são oriundos dos mais variados Estados da Federação e se deslocaram para Brasília para assegurar sua participação no evento, que contou com a presença da ministra Anielle Franco e ampla equipe do MIR e também com a equipe da UFG. Durante o evento o MIR assumiu o compromisso de tornar o Kala-Tukula um programa permanente.

1

Vida longa ao Kala-Tukula!

Categorias: NOTÍCIA