SIN/UFG presente no Seminário Nacional Sobre Práticas Exitosas das Comissões de Heteroidentificação das Universidades e Institutos Federais
O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), em Brasília-DF, nos dias 7 e 8 de agosto de 2024. O Presidente e o Vice-Presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG estiveram presentes no encontro.
A atividade teve como objetivo subsidiar o MEC e o MIR na formulação de diretrizes de uniformização dos procedimentos de heteroidentificação realizados pelas universidades e institutos federais.
A cerimônia de abertura contou com a participação do Secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil; com o Secretário de Educação Profissional e Tecnologia do MEC, Marcelo Bregagnoli; e a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação ao Racismo do MIR, Marcia Lima.
Em seguida, deu-se inicio ao Painel I "Diagnóstico Situacional das Comissões de Heteroidentificação no Brasil", que foi mediado por Cleber Santos Vieira, da SECADI/MEC, e contou com a participação de Sales Augusto Santos, também da SECADI/MEC; Adilson Pereira, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e Adriana Pionttkovsky Barcellos, Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em seis Grupos de Trabalho (GT) que abordaram os seguintes temas: GT1-Apresentação dos candidatos, GT2-Avaliação dos candidatos, GT3-Composição das comissões, GT4-Fase recursal, GT5-Regras de deliberação, e GT6-Avaliação dos candidatos. Ao final foi realizada a reunião plenária onde foram apresentados os relatórios produzidos por cada GT. Por fim, MEC e MIR se comprometeram a sistematizar as ideias e compartilhar o Relatório Final Sistematizado com todas as instituições participantes.
O Presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG, Igor Oliveira, comentou sobre o evento "Foi um momento de trocas valiosas, onde os representantes de cada instituição puderam compartilhar suas experiências e discutir procedimentos. Esse tipo de atividade é muito importante para o aprimoramento das atividades das Comissões de Heteroidentificação. Os grupos de trabalho foram muito produtivos e foi possível identificar a forma como várias instituições têm trabalhado, pontos de convergência e possibilidades de melhorias".
O Vice-Presidente da Comissão de Heteroidentificação, Pedro Cruz, também comentou "Participar do seminário realizado pelo Ministério da Educação e Ministério da Igualdade Racial em Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, foi fundamental. O evento destacou o compromisso dessas instituições com a Política de Cotas nas IFES. O objetivo principal foi socializar experiências, relatar os desafios das Comissões de Heteroidentificação e propor um Normativo Nacional que alinhe os procedimentos, aperfeiçoe os instrumentos de análise fenotípica, reduza erros e evite exposições midiáticas, garantindo os direitos dos cotistas. Embora tardio, esse debate nacional é crucial para uniformizar e aprimorar a aplicação da política."
Para acessar a galeria de fotos clique aqui.
Categorias: NOTÍCIA