Card orgulho 2023

Dia do Orgulho LGBTQIAP+: Celebrando a Diversidade e a Luta pelos Direitos

O Dia do Orgulho LGBT é comemorado anualmente em 28 de junho, e sua origem remonta a um evento icônico que ocorreu no ano de 1969, conhecido como a Revolta de Stonewall. Naquela época, a homossexualidade era amplamente estigmatizada e criminalizada em muitos países, inclusive nos Estados Unidos, onde os direitos dos LGBTQ+ eram severamente limitados.

Em Nova Iorque, mais especificamente no Stonewall Inn, um popular bar frequentado por pessoas LGBTQIAPN+, ocorreu um levante histórico. Na noite de 27 para 28 de junho de 1969, frequentadores do bar resistiram à violenta repressão policial durante uma batida. Esse evento deu início a uma série de manifestações e protestos que duraram vários dias, marcando o início do movimento pelos direitos da comunidade.

SWall6

O Stonewall Inn no final dos anos 1960. Imagem retirada de hypeness.com.br

Desde então, o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ tem sido celebrado como uma forma de honrar essa luta histórica e destacar a importância da visibilidade, da igualdade e do respeito para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. É um dia para comemorar as conquistas alcançadas, refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade e promover a conscientização sobre a importância da diversidade.

SWall2

Militantes marchando por Nova York nos dias seguintes às revoltas. Imagem retirada de hypeness.com.br

Hoje, milhões de pessoas ao redor do mundo se reúnem para participar de paradas, eventos culturais, debates e atividades que buscam celebrar a diversidade e lutar contra a discriminação e o preconceito. O objetivo dessas celebrações vai além da festividade; é um momento de reivindicar a igualdade de direitos, combater a homofobia, bifobia e transfobia, e construir uma sociedade mais inclusiva.

parada

[Foto: SECOM/Divulgação]. Retirada de revistahibrida.com.br

No Brasil, autores como Paulo Freire e sua obra "Pedagogia do Oprimido" são referências importantes para a luta pelos direitos e liberdades da comunidade LGBTQ+. Freire afirma que a educação é a ferramenta mais poderosa para combater a opressão e promover a igualdade. Sua obra é uma chamada para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as pessoas tenham o direito de ser respeitadas e aceitas.

No âmbito acadêmico, a Universidade Federal de Goiás está comprometida em promover um ambiente seguro e inclusivo para estudantes, professores e funcionários LGBTQ+. Valorizamos a diversidade como um fator essencial para o crescimento pessoal e intelectual de nossos membros e acreditamos que todos devem ter o direito de serem respeitados, valorizados e apoiados em suas identidades.

Neste Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, convidamos toda a comunidade acadêmica a participar das atividades organizadas pela UFG e a refletir sobre a importância do respeito, da diversidade e da igualdade. Vamos celebrar a força e a coragem daqueles que vieram antes de nós, e continuar lutando por um futuro onde todos sejam livres para serem quem são, sem medo de discriminação ou preconceito.

Junte-se a nós neste movimento de inclusão e celebração do orgulho LGBTQIAPN+. Juntes, podemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa para todos.

Neste dia especial, convidamos todos a, também, lutar contra a LGBTfobia.
A denúncia tem papel importante no combate à LGBTfobia. A UFG atualmente disponibiliza um canal para denúncias de violências ou abusos de qualquer cunho, por meio da Ouvidoria. Caso você presencie algo do tipo, colete provas quando possível e denuncie.

Ouvidoria UFG: ouvidoria.ufg.br
É o órgão responsável por receber denúncias de qualquer tipo violência, como assédio, discriminação, LGBTQIAfobia, capacitismo e racismo no âmbito da Universidade.

Disque Direitos Humanos: Disque 100
É por meio deste serviço que as denúncias de violação de direitos de grupos socialmente vulneráveis, como mulheres, comunidade LGBTQIAP+, pessoas negras, com deficiência, crianças, adolescentes e idosas, são acolhidas e encaminhadas aos órgãos competentes, sendo analisadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Fontes:

Categorias: Notícias Noticias Noticia NOTÍCIA