Card - Mesa Seminário 20+

SIN/UFG participa do Seminário Internacional 20 de cotas + chegamos

A atividade foi realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT/CNPq, da Universidade de Brasília – UnB nos dias 6 e 7 de junho de 2023.

Texto: Igor Oliveira

A Secretária de Inclusão, Profa. Dra. Luciana de Oliveira Dias, participou da mesa oficial do Painel intitulado "A Lei de cotas e as perspectivas de futuro" no auditório da reitoria da UnB. Também compuseram a mesa:

a Profa. Emérita Dra. Petronilha Gonçalves,

a Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Mestra Dora Lucia de Lima Bertulho,

a Diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres Dra. Carla Ramos,

a Dra. Tatiana Silva Dias, representando o Ministério da Igualdade Racial,

a Mãe Dora Barreto, ialorixá e mestra da cultura.

Imagem 1 - Seminário 20+

A profa. Luciana comentou sobre o período da aprovação das cotas na UnB:

"Me orgulho muito de ser da UnB, de ter me formado nesta casa. E me orgulho muito de ter saído desta casa em um período que podemos compreender como um divisor de águas para a história da UnB e para a história do Brasil. Em 2003 eu estava aqui cursando o mestrado, exatamente no momento da aprovação das cotas raciais na UnB eu era estudante e também integrante de um grupo do movimento estudantil, o EnegreSer. E um aprendizado que ficou muito marcado desde lá em 2003 foi 'como a participação estudantil é importante na tomada de decisão de instâncias tão poderosas como essa aqui que é a universidade, a UnB'. É uma instância muito poderosa, incompreensível para nós quando somos estudantes porque não entendemos muito bem o funcionamento de toda essa estrutura e não temos uma noção plena do poder de atuação e de agência que temos nesse espaço. Isso faz com que eu sinta uma gratidão muito grande por ter integrado o EnegreSer. Fui formada pela UnB, mas como diz a professora Nilma Lino Gomes 'o movimento negro também é educador'. Aprendi muito também no EnegreSer, aprendi muito nessa articulação com os estudantes, quando a gente começa a conhecer a estrutura das instituições que fazemos parte. E vamos além, também aprendemos a fazer política, aprendemos a nos posicionar, aprendemos a enxergar esperanças em ambientes absurdamente, cruelmente, desesperançosos, como era a própria UnB até 2003. Aprendemos a lidar com a terrível solidão que se experimenta em espaços como esse aqui. Isso mesmo, eu sou a Luciana, sou goiana, eu acho que tenho uma cara muito brasileira e aqui na UnB, assim que cheguei, eu fui perguntada várias vezes de que país eu era, de que país africano eu vinha. Essa pergunta revelava o tamanho da estranheza diante da presença de um corpo como o meu, aqui, na condição de estudante".

Imagem 2 - Seminário 20+

O seminário contou também com painéis, mesas-redondas, debates, aulas abertas, lançamento de livros e exposições de jornais que contaram a história da aprovação das cotas na UnB 20 anos atrás. Na quarta-feira, dia 7 de junho, aconteceu também a Conferência Internacional 'Utu/Ubuntu: Liberdade Interseccional, Descolonização e Tradutura', ministrada pela professora Dra. Wangui Wa Goro (King’s College London). A profa. Dra. Wangui Wa Goro nasceu em 1961, é uma intelectual queniana, crítica social, pesquisadora, tradutora e escritora que vive no Reino Unido. Na oportunidade ela comentou sobre como o período colonial dilacerou a população africana, além de apresentar dados do governo britânico que demonstram como se comportam as relações étnico-raciais no Reino Unido.

Profa. Dra. Wangui

 

Categorias: NOTÍCIA