19 de novembro: Dia do Empreendedorismo Feminino

19 de novembro: Dia do Empreendedorismo Feminino

Comemorado neste sábado (19), o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino busca destacar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial

Neste dia o debate deve se debruçar sobre as desigualdades econômicas, os papéis de gênero impostos e a necessidade de maior incentivo para que mulheres participem de forma mais ativa, em maior escala e em melhores cargos da economia brasileira. A data foi oficializada em 2014 pela ONU e mais de 150 países, empresas e instituições compareceram para apoiar mulheres empreendedoras e ir contra o tratamento desigual nas relações de emprego.

No Brasil, pesquisas do IBGE afirmam que as mulheres ainda recebem apenas 78% dos salários dos homens e são minoria em cargos de liderança empresarial e política, mesmo tendo maior escolaridade. O preconceito, a dupla jornada (emprego e casa) e a falta de confiança são fatores que dificultam a entrada de mulheres nesse mercado.

Sabe-se que muitas mudanças ocorreram nas últimas décadas e que o empreendedorismo feminino vem crescendo de forma exponencial - na pandemia, por exemplo, o percentual de novos empreendedores foi maior entre as mulheres. A busca por estabilidade e liberdade econômica é crescente, dado que esse é um ponto crucial para maior independência como um todo, possibilitando uma maior qualidade de vida de acordo com aquilo que se espera, deseja e precisa.

Dada essa realidade, algumas Instituições, como o Sebrae, oferecem programas acessíveis a todos profissionais de educação e estudantes, com conteúdo e prática para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, a partir das competências socioemocionais. Como defendido pela Instituição:


“Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar. As lideranças femininas têm também grande potencial transformador dentro das empresas, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Isso ocorre tanto no cotidiano com os colegas de equipe quanto na relação cliente/prestador de serviço.”

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/empreendedorismo-feminino-qual-a-sua-importancia-para-a-sociedade,5cef0ab8f5ad7710VgnVCM100000d701210aRCRD

Categorias: Notícias Noticias NOTÍCIA