
Dia Mundial da Saúde Mental
Nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental.
A data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 1992, com o objetivo de alertar para os cuidados necessários à manutenção da saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Considerando informações da Fiocruz, a atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. O Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, prevê, a partir da Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais. Além de atender pessoas com transtornos mentais, estes espaços acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas e estão espalhados pelo país, modificando a estrutura da assistência à saúde mental. E vêm substituindo progressivamente o modelo hospitalocêntrico e manicomial, de características excludentes, opressivas e reducionistas
A OMS considera que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental e estima que houve um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só em 2020.
Segundo o Psicólogo Francisco Miranda Rodrigues, alguns sinais de alerta podem ser: isolamento, alienação, apatia, preocupação, medo e tristeza, cansaço, ansiedade e agressividade são palavras que podem estar associadas a perturbações da saúde mental.
É possível perceber que muitas das doenças mentais são influenciadas por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Categorias: NOTÍCIA