Junho violeta, mês da Conscientização Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa
Foi reconhecido oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011
É importante lembrar que o mundo inteiro se manifesta contra os abusos e sofrimentos impostos aos idosos. Junho violeta nos lembra que a violência contra a pessoa idosa é um problema global e por isso deve ser enfrentado, denunciado por todos os meios. As violências contra idosos são múltiplas como sexual, racial, psicológica, física, homofóbica, religiosa, social, cultural, financeira e abandono afetivo.
No Brasil a população idosa aproxima-se de 40 milhões de pessoas e falta por parte do Estado brasileiro, preocupação e políticas públicas que assegurem dignidade a essa população com a oferta de serviços principalmente na área da saúde em cumprimento ao Estatuto do Idoso. No atual governo a desigualdade social contribuiu para agravar o problema.
As mulheres são as mais afetadas pela violência e o local onde ocorrem essa violência muitas vezes é a própria casa, últimos tres anos a violência contra as pessoas idosas aumentaram em 200% segundo dados das delegacias que atendem essa parcela da população demonstrando um flagrante desrespeito à Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso
O Disque 100 é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público que registra denúncias de violações de direitos humanos de toda a população, em especial de grupos sociais vulneráveis, tais como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBTQI+.
Então não se cale, denuncie e proteja os idosos.
Fonte: Coordenação de Aposentados e Aposentandos da Fasubra Sindical; Atlas da violência 2021/ipea
Categories: NOTÍCIA