CINPE - Coordenação de Inclusão e Permanência

Logo em branco e lilás, escrito Coordenação de Inclusão

Construindo pontes acadêmicas: Projeto Piloto para a Criação das Coordenações de Inclusão nas Unidades Acadêmicas

Coordenação de Inclusão e Permanência – CINPE

"Se a construção de uma ponte não enriquece a consciência daqueles que trabalham nisso,

então a ponte não deve ser construída."

Frantz Fanon

Justificativa

A Secretaria de Inclusão (SIN) na busca por avançar nas ações de inclusão na UFG, propõe a criação de pontes, de articulações e de trabalho coletivo e integrado para que a inclusão se realize efetivamente.  Esta proposta se sustenta na concepção de que a inclusão deve pressupor o ingresso e permanência para sua efetiva e eficaz realização e aponta para o necessário desenvolvimento de estratégias de ações coletivamente realizadas.

Considerando a alta demanda que a SIN tem recebido para a oferta de apoio pedagógico a estudantes, especialmente que fazem uso de políticas de ações afirmativas e programas de inclusão pra que alcancem rendimento satisfatório em seus cursos e Unidades Acadêmicas (UA), é proposta a criação de uma Coordenação de Inclusão e Permanência (CINPE) em cada UA da UFG.

A SIN não dispõe de recursos humanos suficientes para realizar a inclusão em todas as dimensões da UFG, especialmente no acompanhamento acadêmico e pedagógico de discentes que demandam este acompanhamento em suas Unidades Acadêmicas. A SIN acredita que somente com trabalho integrado com outras instâncias da gestão superior e UA alcançará êxito em seus esforços de inclusão no que se refere ao acompanhamento acadêmico e pedagógico aos discentes das ações afirmativas, negros, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, mulheres, pessoas que gestam, refugiados, idosos, pessoas com deficiência e também estudantes oriundos da escola pública.

A SIN expedirá uma portaria de nomeação da equipe responsável pela Coordenação de Inclusão na UA. Esta ação de trabalho integrado faz parte do Programa ColaboraSIN, já sistematizado no planejamento de gestão 2022 a 2025. As CINPEs poderão ser compostas por integrantes das Coordenações de Assuntos Estudantis – CAEs, e também contar com a participação de representantes dos cursos, sejam docentes, discentes ou servidores técnico-administrativos. A SIN se compromete a auxiliar no acompanhamento para que uma atuação conjunta UA/SIN consiga diminuir índices de evasão e retenção relativo às especificidades de estudantes que fazem uso de políticas de inclusão, ações afirmativas e acessibilidade.

Objetivos e sugestões

O objetivo geral desta proposta de criação de uma Coordenação de Inclusão e Permanência (CINPE) em cada Unidade Acadêmica da UFG é dar início a uma ação integrada e conjunta UA/SIN no atendimento a demandas acadêmicas e pedagógicas específicas de discentes especialmente que se beneficiam das políticas de ações afirmativas que necessitam deste acompanhamento para assegurar êxito em seu percurso na UFG.

Objetivos específicos

- Possibilitar a concretização de uma rede de trabalho integrado UA/SIN para atuar em prol da efetivação de acompanhamento acadêmico e pedagógico a estudantes que necessitem e/ou que façam uso de políticas de inclusão, de ações afirmativas ou de acessibilidade na UFG;

- Facilitar a comunicação e integração entre discentes e as coordenações de sua UA, objetivando acompanhamento e atendimento às demandas específicas apresentadas.

Atribuições das Coordenações de Inclusão

- Atuar em parceria com a PROGRAD, junto ao Projeto de Ensino de apoio pedagógico a estudantes oriundos das ações de inclusão e ações afirmativas;

- Atuar junto ao Projeto de formação docente a integrantes da CINPE;

- Atuar em parceria com a PRAE e com as CAE’s de cada UA;

- Identificar na UA estudantes que façam uso das ações e/ou políticas de inclusão, de ações afirmativas e de acessibilidade;

- Elaborar ações de acompanhamento acadêmico e pedagógico, coletivo e/ou individual, aos estudantes identificados e demandantes desse acompanhamento;

- Estabelecer um calendário de interação que envolva a CINPE da UA e a SIN.

Contato das Coordenações das CINPE:

• Campus Goiás

Coordenadora: Janaína Tude Sevá - E-mail: janaina.tude.seva@ufg.br