Programa Colabora SIN

Colabora SIN

Resumo

O Colabora SIN, é um programa guarda-chuva de ações integradas de inclusão, cadastrado como programa de extensão, que visa permitir a vinculação de projetos de inclusão, desenvolvidos de maneira cooperada, que partem das mais variadas instâncias e Unidades Acadêmicas da UFG.

Justificativa

A criação da SIN em 2022 materializa o propósito de consolidação de uma universidade ainda mais inclusiva. A SIN propõe por intermédio de seus projetos, desenvolver ações que fortaleçam os grupos que sofrem preconceitos e discriminações no âmbito da comunidade acadêmica. O Programa Colabora SIN tem o objetivo de somar expertises; otimizar ações e expandir o alcance das políticas de inclusão e ações afirmativas na UFG.

A proposta é buscar uma atuação conjunta entre a Secretaria de Inclusão e servidores que já estejam engajados com ações de inclusão na UFG, promovendo assim a reunião e aprimoramento de saberes e experiências comprometidas com o bom desempenho acadêmico, a permanência e o bem viver de discentes, em especial aqueles que ingressam por meio das ações afirmativas e também de docentes e servidores técnico-administrativos.

Essas ações integradas no Programa Colabora SIN têm o potencial de promover conscientização das condições de desigualdade, sensibilização para os processos de discriminação e mudanças atitudinais e institucionais, favorecendo o enfrentamento ao racismo estrutural, à misoginia, ao machismo, ao assédio, as LGBTQIA+fobias e aos demais processos de discriminação.

Fundamentação teórica

A Secretaria de Inclusão, criada em 2022, é uma unidade administrativa superior da UFG que atua no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações (a) de reconhecimento da diferença e da diversidade; (b) de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados; e (c) de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento.

Importante ressaltar que não se faz inclusão de maneira isolada (GONZALEZ, 2018), visto que é preciso uma repactuação de rotinas em ambientes ainda caracterizados por preconceito e discriminação. Ao congregarmos esforços e experiências em prol da inclusão e da justiça social, atuamos de maneira colaborativa com servidores, unidades acadêmicas e órgãos gestores e ratificamos o que consta na Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 206, preconiza que:

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; I - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade.

Nosso entendimento é o de que a busca por excelência acadêmica na promoção de uma educação em nível superior deve se dar em consonância com uma atuação de toda a comunidade acadêmica reveladora de um corajoso engajamento antidiscriminatório (DIAS, 2022) e promotor da própria dignidade humana. O Programa Colabora SIN é um aliado importante na realização dessa missão de formação de qualidade aliada com a realização de inclusão e justiça social.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Programa Colabora SIN é reunir, buscando aprimorar pela troca de experiências, ações de inclusão e afirmativas visando ampliar o alcance da proposta da SIN que é assegurar a inclusão - que compreende as dimensões de ingresso e permanência - na educação superior de pessoas com deficiência, surdas, negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, mães, LGBTQIA+, migrantes, refugiadas e pertencentes a outros grupos e segmentos socialmente discriminados. A inclusão que se pretende deve acontecer no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade UFG.

Objetivos Específicos

1- Apoiar o desenvolvimento de projetos de inclusão, integrando grupos, núcleos, setores e indivíduos da comunidade acadêmica.

2- Fortalecer ações e boas práticas, que promovam inclusão e permanência e difundir de maneira ampliada, eficiente e eficaz essas ações. 2- Incentivar a participação de docentes, discentes e técnico-administrativos em projetos de inclusão que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo.

3- Construir uma rede de apoio qualificada e autônoma, que seja capaz de minimizar os impactos do racismo estrutural e de todas as expressões preconceituosas e manifestações discriminatórias.

Metodologia

O Colabora SIN, é um programa guarda-chuva, cadastrado como programa de extensão, habilitado a permitir a vinculação de projetos de inclusão que partem das mais variadas instâncias e Unidades Acadêmicas da UFG.

Todos os projetos de inclusão vinculados devem estar comprometidos com a realização da equidade e justiça social no ambiente universitário e na sociedade como um todo. Ou seja, os projetos devem estar se caracterizar pela proposta de desenvolvimento de ações institucionais que reduzam os danos causados pelas discriminações e pela negação de direitos a segmentos específicos da sociedade brasileira.

As iniciativas propostas nos projetos de inclusão vinculados ao Programa Colabora SIN contarão com suporte administrativo e técnico para a execução dos objetivos previstos e todas as pessoas envolvidas receberão certificação de participação.

Resultados esperados

1. Desenvolvimento de ações integradas de inclusão envolvendo toda a comunidade acadêmica e comunidade em geral.

2. Congregação de grupos, núcleos, setores e indivíduos da comunidade acadêmica que realizam projetos de inclusão, no Programa Colabora SIN.

3. Promoção do aprimoramento de ações de inclusão, por meio da realização de projetos variados.

4. Contribuição para a geração de um ambiente universitário mais inclusivo, participativo, colaborativo e sensibilizado para o enfrentamento das discriminações e promoção do bem viver.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma História Única. Tradução Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

DIAS, Luciana de Oliveira. Ações Afirmativas e Políticas Reparatórias: Avanços e Desafios. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991),31(2), 2022.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006. GOMES, Nilma Lino (Org.). Saberes das Lutas do Movimento Negro Educador. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2022.

GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: Primavera para as rosas negras. Rio de Janeiro: Diáspora Africana, UCPA - União dos Coletivos Pan-Africanistas, 2018.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

PIECZKOWSKIM, Tania Mara Zancanaro; NAUJORKS, Maria Inês (Orgs.). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó. Argos, 2014.

SEGATO, Rita Laura. La Guerra Contra las Mujeres. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.

 

Parcerias 

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