Calendário Unificado Novembro Negro

A luta pela igualdade racial perpassa a universidade desde a sua missão com a transformação e o desenvolvimento da sociedade, até o seu compromisso com uma produção de conhecimento que não ignore a realidade do racismo epistemológico e estrutural, que dificulta – por vezes impede - a participação de pessoas e da cultura negra em espaços de poder, decisão e visibilidade.  O reconhecimento da dívida histórica do estado brasileiro com a população negra, iniciada com o tráfico humano, consolidada na escravidão propriamente dita e, também, no modo como abolição foi implementada no país, isto é, sem a garantir para população negra de direito a uma cidadania plena, responsabiliza os órgãos públicos com a promoção da igualdade racial, conforme previsto na Lei nº 12.288 DE 20 DE JULHO DE 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial.

Assim, em uma perspectiva de ação afirmativa, na esteira de inúmeras ações encampadas pela UFG desde o programa UFGinclui em 2008 - sem esquecer as históricas e hodiernas iniciativas de docentes, a partir de suas salas de aula e grupos de pesquisa - propomos o NOVEMBRO NEGRO como uma ação institucional da Universidade Federal de Goiás.
Além das atividades realizadas na universidade (atividades culturais, palestras, feira cultural, rodas de conversa) articuladas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura  e pela Secretaria de Inclusão, uma das ações previstas é a confecção de um calendário unificado de ações da UFG e da cidade de Goiânia e Goiás, de forma a dar visibilidade às ações de grupos de pesquisa, organizações estudantis, sindicatos, associações, coletivos e  movimentos sociais, de forma que todos esses agentes possam se ver e reconhecer como parceiros na luta antirracista e na promoção da igualdade racial.
Assim, se você pretende realizar alguma ação, preencha nosso formulário e compartilhe-a conosco para fazer parte deste calendário unificado. Estaremos recebendo propostas até dia 10/09/2022.
Você pode acessar o formulário clicando aqui lendo o QR Code abaixo.
NOVEMBRO_NEGRO_STORIE