
Vem aí o seminário de apresentação dos resultados do Projeto PROIR. Uma parceria entre a SIN/UFG e MIR.
No dia 26 de setembro de 2025, das 10h às 17h, no Auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG), Campus Samambaia, em Goiânia, será realizado evento de apresentação de resultados do projeto PROIR – Promoção da Igualdade Racial: direitos humanos e políticas públicas para quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiros e ciganos. O PROIR é resultado de uma parceria entre Ministério da Igualdade Racial (MIR), Secretaria de Inclusão, da UFG (SIN/UFG) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).
O PROIR (Promoção da Igualdade Racial: direitos humanos e políticas públicas para quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiros e ciganos) é resultado de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a UFG, com execução da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE). O projeto tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, com foco em segmentos historicamente discriminados, como comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro, além de povos ciganos.
Entre as principais ações do PROIR estão:
-
A elaboração e realização de três cursos avançados, em formato remoto e síncrono, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), voltados para direitos e políticas públicas destinados a quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro, e povos ciganos;
-
A produção de uma revista especializada sobre promoção da igualdade racial;
-
A realização de um minidocumentário que abordará direitos e políticas públicas voltados a esses segmentos.
O evento do dia 26 de setembro tem como propósito socializar os resultados preliminares do projeto, promover a troca de experiências entre os participantes e alinhar as próximas etapas entre os parceiros envolvidos. Na ocasião, serão apresentadas as atividades já desenvolvidas e os produtos em fase de conclusão.
Categorias: NOTÍCIA