Campanha UFG Inclusiva

1

Ainda que estejamos cientes da pluri-diversidade que nos constitui nesta comunidade universitária; Ainda que nossas práticas acadêmicas e pedagógicas contemplem múltiplas formas de aprender/ensinar; Ainda que cotidianamente rompamos barreiras arquitetônicas, atitudinais, informacionais e comunicacionais; Nós podemos mais, podemos aprimorar atitudes e comportamentos, que se tornem cada vez mais capazes de reconhecer as diferenças e a diversidade, de respeitar as múltiplas formas de ser, saber, resistir e existir no mundo.

Na UFG, estamos cientes de que temos muito a realizar, avançar e aprimorar para que a inclusão efetiva aconteça. E todo o trabalho tem sido marcado pelo desejo de realizar a nobre missão da UFG em assegurar formação de excelência em ambientes cada vez mais plurais, inclusivos, democráticos e colaborativos em uma aguerrida luta contra todas as formas de violência, discriminação e fobias sociais.

E você que integra a comunidade acadêmica da UFG é fundamental para a concretização de uma universidade com ambientes, e atitudes, mais inclusivos, democráticos e garantidores da dignidade humana.

A Campanha UFG Inclusiva busca, por meio das rodas de conversa e adesivação das portas dos banheiros, conscientizar e sensibilizar toda a comunidade acadêmica para que nossas relações sociais cotidianas contribuam para redução em curto prazo, e eliminação definitiva, de barreiras impostas por discriminações de toda ordem. Destacamos a importância de engajamento em uma urgente luta anti-transfobia. A transfobia se expressa também no uso dos espaços em nossa comunidade UFG.

Vamos coletivamente fazer a parte que nos cabe na garantia do direito básico ao uso do banheiro por pessoas trans/travestis? Vamos, de maneira consciente, responsável, sensível e respeitosa aos direitos humanos mais elementares, construir uma UFG ainda mais inclusiva? Lembremos, para nunca esquecer, que no que se refere à ainda persistente transfobia no uso dos espaços: proibição é crime, constrangimento é inaceitável, democratização é dever e inclusão é direito.

1

Agende uma ação da Campanha UFG Inclusiva em sua Unidade!

sin@ufg.br

Categorias: NOTÍCIA