CARD - DIA DAS TRADIÇÕES

20 anos das políticas de igualdade racial

A Secretaria de Inclusão – SIN/UFG participou da cerimônia que marca os 20 anos das políticas de igualdade racial no Brasil. da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) ao Ministério da Igualdade Racial (MIR).

O evento aconteceu no salão nobre do Palácio do Planalto, Brasília-DF, no dia 21 de março de 2023, em alusão ao ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Representando a Secretaria de Inclusão, estiveram presentes o Diretor de Ações Afirmativas e Secretário de Inclusão Adjunto Pedro Rodrigues Cruz, e o Coordenador Administrativo Geral, Igor da Silva Coelho Oliveira ,que também é Vice-presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, a Ministra da Cultura Margareth Menezes, Ministra do Meio Ambiente Marina Silva entre outros ministros (as) e autoridades. Também participaram diversas lideranças Quilombolas e representes do Movimento Negro.

Durante a cerimônia, foram assinados decretos relativos ao pacote pela igualdade racial, que cria o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo, Grupo de Trabalho Interministerial do CAIS do Valongo, Grupo de Trabalho do Plano de Juventude Negra Viva, Grupo de Trabalho Interministerial para o Novo Programa Nacional de Ações Afirmativas, além da entrega de títulos de posse das terras de quilombolas, representadas pelas comunidades Brejo dos Crioulos (MG), Lagoa dos Campinhos (SE) e Serra da Guia (SE).

Durante seu discurso, o Presidente da República pontuou que "Nenhum país do mundo será uma democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ao longo de suas vidas".

A Ministra Anielle Franco falou sobre as conquistas das políticas de cotas étnico-raciais “Eu fui cotista racial da UERJ, com muito orgulho. Minha geração foi fortalecida por essas medidas e, como consequência, esse país nunca viu uma Esplanada dos Ministérios tão negra como em 2023. Mas ainda somos poucos, precisamos de muito mais. Juntos, somos 56% desse país”.

Fotografia das autoridades na mesa oficial do evento

20 anos da SEPPIR 02

20 anos da SEPPIR 03

20 anos da SEPPIR 04

Categorias: NOTÍCIA