Card - ADUSP

SIN participa de seminário na ADUSP

Na terça-feira, 23/8, às 17h, aconteceu o seminário “Ações afirmativas na docência da USP: um caminho possível”. A atividade é uma iniciativa do GT Diversidades da Adusp e do Grupo de Docentes Negros e Negras da USP.

A mesa foi composta pelo Prof. Dr. Marcelo Pinto da Silva, pró-reitor de Ações Afirmativas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e pela Secretária de Inclusão Profa. Dra. Luciana de Oliveira Dias. A mediação do debate ficou a cargo do professor Celso Eduardo Lins de Oliveira, 2º vice-presidente da Adusp.

Em sua fala a professora Luciana defende que: “É 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠á𝑟𝑖𝑜 𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎𝑟 𝑎çõ𝑒𝑠 𝑎𝑓𝑖𝑟𝑚𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑛ã𝑜 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑜𝑢 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑢𝑎𝑙, 𝑚𝑎𝑠 𝑠𝑖𝑚 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡í𝑛𝑢𝑎 𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑒𝑚 𝑡𝑜𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑠 𝑝𝑟á𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒”.
Em entrevista concedida ao informativo Adusp a profa. Luciana assevera que: “a sociedade brasileira ainda está ancorada no racismo estrutural, uma vez que “a base que sustenta as relações sociais é discriminatória” e lembra que as ações afirmativas vêm sendo aplicadas nas universidades públicas brasileiras desde o início dos anos 2000, modificando expressivamente o corpo discente das instituições. Dessa maneira é fundamental a maior presença de docentes negros e negras, porque eles e elas “podem alterar estruturas curriculares, provocar mudanças de atitude e pluralizar verdadeiramente os espaços das universidades”.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

seminario adusp

Categorias: NOTÍCIA