Dia do Orgulho LGBTQIA+

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A data teve origem no ano de 1969, em decorrência da mobilização social causada pela LGBTfobia.

“É 1969, em Nova York. Alguns de seus familiares, amigos, vizinhos e talvez até mesmo você está em um bar em Greenwich Village, o Stonewall Inn, um dos poucos estabelecimentos que recebe de forma mais aberta, pessoas marginalizadas socialmente, como a comunidade gay - afinal, poucos lugares gostam de receber pessoas "criminosas", considerando as possíveis visitas policiais. Esses seus familiares, amigos, vizinhos estão fora da lei: o delito? Eles são e amam. As batidas policiais, que são frequentes e você sabe disso, se constituem em uma ordem: invasão, ameaças, espancamentos e prisões. Seus familiares, amigos e vizinhos saem para um bar e você sabe que talvez eles voltem machucados ou que alguém receba uma ligação da penitenciária - a ligação pode, inclusive, ser sua. Seus familiares, amigos e vizinhos podem ser espancados e até mesmo presos por existirem - quem sabe, você também.”

 

* * *

 

Esse era o clima em 1969 nos Estados Unidos, a realidade de um país que apresentava um sistema judiciário anti-homossexuais na maioria absoluta de seus Estados. Uma dessas batidas policiais, em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, resultou em agressões e 13 pessoas detidas por não estarem “vestidas adequadamente” (era necessário que a pessoa usasse, ao menos, três peças de roupa que fossem “apropriadas” ao seu sexo biológico). Entretanto, a reação dos frequentadores e de pessoas que estavam próximas foi o diferencial nessa ocasião: os civis começaram a jogar objetos nos policiais enquanto eram realizadas as detenções. Nos cinco dias seguintes, centenas de pessoas se uniram em passeatas reivindicando direitos e o fim da perseguição policial à comunidade, que atualmente conhecemos como, LGBTQIA+. 

Essa rebelião foi um marco para o movimento e 28 de junho é comemorado anualmente como “O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”, por meio de eventos culturais e pelas paradas, a fim de reforçar a importância e poder sentir orgulho de si. É um dia para lembrar da importância da luta popular na conquista de direitos e para a queda da opressão. O posicionamento é essencial no nosso processo de luta e de existência. A luta é diária, por vezes interna. Apesar da possibilidade de celebrar algo, muito ainda há de ser conquistado: mais espaço e voz na sociedade, além da possibilidade de ser e de sentir orgulho: ainda é crime ser gay em 69 países. É 2022, no planeta Terra…

A Secretaria de Inclusão convida todes a participarem  do evento "Dia da Diversidade" nos dias 29 e 30 de junho de 2022.

 

Post Dia da Diversidade

 

 

Dia do orgulho LGBTQIA+ 2

Categories: NOTÍCIA