Card - CONEM

SIN / UFG participa do Seminário "Políticas Públicas para Mulheres em Goiás – Desafios e Perspectivas"

Ocorreu, neste dia 31 de maio, o Seminário "Políticas Públicas para Mulheres em Goiás – Desafios e Perspectivas", evento organizado pelo CONEM - Conselho Estadual da Mulher.

O objetivo é a construção coletiva de uma plataforma de políticas públicas para as mulheres, a ser encaminhada para instâncias responsáveis pela elaboração e implementação dessas políticas públicas.
 
Após apresentação cultural da artista Thayná Janaína, formou-se a mesa de abertura, mediada pela presidenta do CONEM, Ana Rita de Castro, que contou com as ex-secretárias estaduais da Mulher, Denise Carvalho e Gláucia Teodoro Reis, a ex-senadora ex-secretária estadual da Cidadania, Lúcia Vânia, a ex-deputada federal Marina Sant'anna e a deputada estadual Adriana Accorsi.
 
O evento contou com três painéis, merecendo destaque o primeiro painel: "Mulheres educação não sexista, antirracista e diversidade", coordenado por Michely Coutinho e relatado por Ludimila Cipriano, que contou com as expositoras Luciana de Oliveira Dias, Secretária de Inclusão (SIN/UFG) e Lúcia Rincón, professora da PUC GO.
A profa. Luciana Dias abordou cinco dimensões que devem ser consideradas nas propostas de politicas publicas para mulheres, quais sejam: a) o enfrentamento à lógica do patriarcado; b) o reconhecimento das mulheres diversas e plurais, especialmente das mulheres racializadas; c) o enfrentamento à situação de empobrecimento das mulheres; d) a consideração das sexualidades dissidentes; e) a percepção das mulheres e suas corporalidades e idades, compreendendo as especificidades das mães, idosas e mulheres com deficiência. A profa. Luciana Dias finalizou sua exposição apresentando a estrutura da recém criada Secretaria de Inclusão, na UFG e colocando mais esta instância a serviço da sociedade goiana no combate às violências contra as mulheres.
 
Importante registrar que o segundo painel, "Enfrentamento à violência contra a mulher", que foi coordenado por Ana Rita de Castro e relatado por Ana Lucia e teve como expositoras: Heloísa de Castro, Psicóloga, que representou a Superintendência de Mulher e Igualdade Racial, e Rubian Correia Coutinho, titular da 63ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Mulher do Ministério Público de Goiás. O terceiro e último painel, "Mulheres e Autonomia econômica", foi coordenado e relatado por Valéria Carvalho e Silva. E teve como expositoras: Evelyn de Castro Cruvinel, pesquisadora em Estatística do Instituto Mauro Borges, e Emília Marinho, economista e idealizadora e fundadora do "Goianas na Urna".
 
O evento marcou a construção coletiva de uma plataforma de políticas públicas para as mulheres no Estado de Goiás.
CONEM 1
CONEM 2
CONEM 3
CONEM 4

Categorias: NOTÍCIA