Card - Dia do indio 2

A Secretaria de Inclusão (SIN/UFG) saúda os povos indígenas neste dia 19 de abril

Dia de reconhecimento de uma luta histórica por direitos dos povos indígenas.

Texto: Pedro Rodrigues Cruz / Luciana de Oliveira Dias

Desde a invasão dos colonizadores a este continente, os povos indígenas sofrem discriminação, perseguição, opressão e ações de extermínio. E resistem bravamente, fortalecendo suas culturas e suas línguas e construindo sua autonomia e autogestão.

Os povos indígenas experimentam hoje momentos angustiantes e violentos, com invasão de suas terras por garimpeiros ilegais que têm devastado o meio ambiente e gerado grandes conflitos em territórios indígenas. Há que se considerar os avanços na luta por liberdade dos povos indígenas ressaltando também as lutas empreendidas por saúde, educação, proteção de seus territórios, preservação de suas culturas e demarcação de suas terras. Há ainda que se considerar as lutas por efetivação de direitos previstos na Constituição Federal de 1988.

Saudamos os povos indígenas e nos colocamos lado a lado na busca por uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.

O estudante Ytaynuwy Lopes Kamora i Guajajara comentou sobre essa data " Para você que não sabe muita coisa sobre os povos índigenas, se liga aí. No dia 19 de abril não faça cocar de papel ou pinte seus alunos com nossas pinturas. Você não está ajudando e nem nos homenageando, só está reforçando o esteriótipo que metade da sociedade não índigena prega. Ao invés disso convide um índigena para falar do seu povo e de sua cultura. Por isso resolvi escrever um pouco sobre o nosso povo GUAJAJARA. É só um resumo da nossa história... A língua falada pelo povo GUAJAJARA e o zege'ete e o tronco linguístico é o tupi. O tupi tem suas variações que se diferenciam por povo e região... A vida do povo GUAJAJARA: O povo GUAJAJARA, também conhecido como tentehar, são um dos povos  índigenas mais númerosos do Maranhão. Habitando basicamente 11 terras índigenas no Maranhão, em 2000 sua polução era de 13.100 pessoas, segundo dados coletados, mas em 2021 esses dados tiveram uma grande alteração, pois nossa população continua crescendo. Alimentação: A nossa principal atividade de produção alimentícia é a lavoura, sendo comum o plantio de mandioca, macaxeira, milho, arroz, feijão, abóbora, melancia, cará, fava inhame, gergelim e amendoim".

Dia do Indio 7

Ytaynuwy Lopes Kamora i Guajajara

Categories: NOTÍCIA