SE LIGA

SIN e DAAF participam do programa "SE LIGA"

a entrevista abordou pontos como a política de cotas

A Secretária de Inclusão, Luciana de Oliveira Dias e o Diretor de Ações Afirmativas, Pedro Rodrigues Cruz, participaram nesta quarta-feira do programa "SE LIGA" da TV Goiânia Band.

Pedro falou sobre a política de cotas "É preciso agente reconhecer que há uma desigualdade nesse país e as cotas visam exatamente reduzir essas desigualdades. O objetivo delas é fazer com que as pessoas possam acessar o ensino superior, no caso da educação".

Luciana comentou sobre as transformações sociais trazidas por essa política " Você começa fazendo um destaque muito interessante e muito importante de ser feito que é o pioneirismo da UFG com relação à efetivação de políticas de inclusão, como a lei de cotas, como as políticas de cotas, ou as políticas de ações afirmativas, que garantem a entrada de estudantes na universidade oriundos de camadas da sociedade absolutamente discriminadas e oprimidas. As mudanças já podem ser vistas, elas são insuficientes ainda, mas elas já podem ser vistas. Como é que agente vê? tem uma alteração na universidade que agente pode chamar de alteração estética, agente tem corpos negros, corpos indígenas, corpos de pessoas com deficiência estudando na UFG, que antes agente não via. Tinha uma certa homogeneidade nessas presenças na universidade antes das leis de cotas. Isso porque a sociedade brasileira está estruturada numa base discriminatória, que faz com que espaços de poder e espaços de tomadas de decisão sejam tomados somente por um seguimento privilegiado da sociedade".

 

Para acompanhar a entrevista completa clique aqui.

Entrevista programa SE LIGA

SE LIGA -

Categories: NOTÍCIA